Por Arthur B. Cantanzaro, aluno do ensino médio
A aprendizagem de algo sempre é uma novidade para o nosso cérebro, principalmente, quando falamos de um idioma que geralmente não está inserido diariamente na nossa cultura.
Por conta disso, a Neurociência pode nos ajudar a aprender um novo idioma, mas a primeira coisa que devemos fazer é tirar da nossa mente que será muito difícil. Quando tentei aprender japonês um dos maiores empecilhos foi achar que era muito difícil e que eu não aprenderia, um dos motivos para o meu insucesso no aprendizado da língua. Contudo, foi diferente quando fui aprender italiano, pois tive desejos e objetivos para o aprendizado da língua.
Veja algumas dicas para aprender um novo idioma:
- Se acostume com a língua.
Você precisa se acostumar com a língua para conseguir aprender. A melhor forma é fazer uma grande imersão. Ouvir um podcast, assistir a um filme ou uma série na língua desejada faz com que seu cérebro se acostume com ela. Deixa o aprendizado muito mais fácil.
- Não iremos falar e nem ler!
Comece ouvindo, passe tentando falar e depois, corrija a gramática. Quando aprendemos a nossa língua primária foi assim! Ninguém começou aprendendo a ler ou a escrever corretamente, sempre começamos ouvindo.
- Veja o mesmo filme várias vezes.
Um bom método é ver o filme na sua língua primária, depois ver o mesmo filme com legendas e áudios na língua que deseja aprender e por último, colocar o áudio na língua desejada e a legenda em sua língua primária. Assim, você fará associações entre forma, som e significado, além de treinar o reconhecimento de várias palavras no outro idioma.
- Faça do seu aprendizado o seu cotidiano.
Insira o seu aprendizado em um contexto, em uma história, brincadeira etc.
Quando eu aprendi inglês, foi brincando e me ajudou muito para não esquecer. Dessa forma o seu cérebro associa a língua como algo prazeroso.
Espero que essas dicas ajudem você nos seus estudos de uma nova língua! Qualquer dúvida entre em contato.
arthurcantanzaro@neuroconecte.com