Smartphones na sala de aula: ferramenta de estudo ou uma tentação para os estudantes?

Veja como os educadores e alunos encaram essa realidade

O artigo publicado no Canal TechHub.com por Janelle Cox explora que à medida que navegamos pelo século 21, a tecnologia na sala de aula está se tornando cada vez mais predominante. Os tablets estão substituindo nossos livros e podemos pesquisar praticamente tudo o que queremos em nossos smartphones. As mídias sociais tornaram-se comuns e a maneira como usamos a tecnologia transformou completamente a maneira como vivemos nossas vidas.

Muitos professores e profissionais da educação estão descobrindo que, em vez de distrair, os dispositivos estrategicamente aplicados aumentam o envolvimento com os alunos, especialmente aqueles com dificuldade de aprendizagem, que estão no espectro do autismo e para aqueles que querem aprender um segundo idioma. Brad Turner, vice-presidente e gerente geral de educação e alfabetização global da Benetech, uma empresa de software educacional sem fins lucrativos que cria ferramentas para estudantes com Dislexia e outros problemas de leitura, disse que “a tecnologia é o grande equalizador” que permite que “todo aluno aprenda da maneira que eles precisam aprender ou querem aprender, na medida em que desejam aprender.”

Os educadores também reconhecem a importância de desenvolver essas habilidades tecnológicas nos alunos, para que estejam preparados para ingressar na força de trabalho assim que completarem seus estudos.

O impacto que a tecnologia teve nas escolas de hoje foi bastante significativo. Essa ampla adoção da tecnologia mudou completamente a maneira como os professores ensinam e os alunos aprendem. Os professores estão aprendendo a ensinar com tecnologias emergentes (tablets, Smart Boards, câmeras digitais, computadores), enquanto os alunos estão usando tecnologia avançada para moldar como aprendem. Ao adotar e integrar a tecnologia na sala de aula, estamos preparando nossos alunos para uma vida bem-sucedida fora da escola. Aqui estão alguns benefícios do uso da tecnologia na sala de aula.

 

A tecnologia na sala de aula torna o aprendizado mais divertido

Os alunos preferem a tecnologia porque acreditam que torna o aprendizado mais interessante e divertido. Eles gostam especialmente de laptops e tablets. Os assuntos que os alunos consideram desafiadores ou chatos podem se tornar mais interessantes nas aulas virtuais, por meio de um vídeo ou ao usar um tablet.

 

Tecnologia prepara estudantes para o futuro

Muitos estudantes acreditam que o uso da tecnologia na sala de aula ajudará a prepará-los para o futuro digital. Essas habilidades do século XXI são essenciais para ter sucesso nos dias de hoje. Os trabalhos que podem não ter um componente digital no passado podem ter um agora. Educação não é apenas memorizar fatos e palavras de vocabulário, é resolver problemas complexos e poder colaborar com outras pessoas na força de trabalho. O Ed-tech na sala de aula prepara os alunos para o futuro e os prepara para essa economia cada vez mais digital.

 

Taxa de retenção aprimorada

Os alunos também acreditam que a tecnologia os ajuda a reter melhor as informações.

18 alunos da segunda série foram desafiados a concluir um projeto em Power Point sobre um animal.

16 dos 18 alunos lembraram-se de mais fatos sobre o animal após concluir a apresentação.

Esses resultados mostram que a tecnologia realmente ajuda os alunos a lembrar o que aprendem.

 

A tecnologia ajuda os alunos a aprender a seu próprio ritmo

A tecnologia moderna permite que os alunos aprendam no seu próprio ritmo. Por exemplo, quase todos os aplicativos permitem instruções individualizadas. Os alunos podem aprender de acordo com suas habilidades e necessidades. Essa forma de ensino também é excelente para o professor, pois permite que eles trabalhem individualmente com alunos que possam estar com dificuldades.

 

A tecnologia se conecta com os alunos

A tecnologia ocupa um lugar importante na vida dos alunos. Quando eles não estão na escola, praticamente tudo o que fazem é conectado de alguma forma à tecnologia, muito também em função ao uso das redes sociais. Ao integrar a tecnologia à sala de aula, os professores estão mudando a maneira como costumavam ensinar – quase que exclusivamente com aulas expositivas – e fornecendo aos alunos as ferramentas que os levarão ao século XXI.

A tecnologia muda a cada minuto e, como educadores, precisamos acompanhar os horários para preparar melhor nossos alunos para esse mundo em constante mudança em que vivemos. Embora acabamos de ver como a integração da tecnologia na sala de aula tem seus benefícios, é importante observar que os processos tradicionais de aprendizado são igualmente essenciais. Reserve um tempo para aprender sobre cada elemento da ed-tech que você incorporará à sua sala de aula. Ao fazê-lo, você descobrirá que a tecnologia pode ter um impacto profundo no aprendizado de seus alunos.