Por Arthur Cantanzaro, aluno do ensino médio

Veja como o nosso cérebro tem atenção e foco.

 

Nosso cérebro realiza diversas atividades por dia, e na maioria das vezes temos que manter o foco nelas. O único problema é que nos distraímos muito.

Quando alguma coisa nos chama a atenção através dos órgãos dos sentidos ou da percepção interna, determinadas áreas do cérebro ficam ativas.

  1. Quando algo acontece e nós vemos, no mesmo instante a região parietal aciona os mecanismos de percepção.
  2. Logo depois a região pré-frontal direciona o olhar para um alvo. É nesta região que se dá a capacidade de manter o foco no alvo e ignorar o resto.
  3. E após ter estabelecido o foco, os circuitos da área do Giro do Cíngulo avaliam se realmente vale a pena ou não manter o foco.

 

O interessante do nosso cérebro é que ele sempre procura atenção e foco em alguma coisa, por isso o recomendado é que quando estiver estudando, trabalhando ou fazendo algo importante não fique perto do celular, da televisão ou de outra coisa que possa tirar sua atenção.

A revista Super Interessante apresenta uma matéria muito legal sobre o foco e fez um esquema muito bacana sobre isso. Veja:

 

Legenda:

[1] No início de um “ciclo de foco”, a prioridade é a concentração. Você seleciona um alvo e seus olhos e sua cognição trabalham para entender a fundo o que se passa ali.

[2] A onda de concentração não é contínua. Após o pulso de atenção, o cérebro vai deixar o foco para lá e examinar o ambiente em geral. A fase 2 distrai você, mas é essencial para uma concentração flexível. É nela que seu corpo “descongela”. Seus olhos passeiam para checar o que mais merece a sua atenção na próxima fase.

[3] 250 milissegundos depois, começa tudo de novo – seu cérebro reajusta o foco e volta a se dedicar ao máximo ao novo ponto de concentração.

Espero que tenha gostado do nosso post sobre a atenção e foco.

 

Fontes:

https://super.abril.com.br/ciencia/foco-onde-foi-parar-o-seu/

https://www.optidatacloud.com/blog/atencao-concentracao-e-foco-como-eles-otimizam-processos/

http://divanmartins.com/atencao-e-o-cerebro.html