Cursos e Palestras

A NeuroConecte realiza cursos, palestras e programas continuados voltados para a transformação das competências cognitivas e socioemocionais. Com duração e formato adaptados ao objetivo de cada solicitação, os programas são destinados a escolas, educadores, pais, organizações de saúde e empresariais.

As atividades podem ser de curta ou longa duração, com oficinas e aulas presenciais ou mistas, e se baseiam em três núcleos de atuação: Aprendizagem Socioemocional, Neurociência Educacional e Saúde Mental.

Contam com material didático para a melhor aprendizagem dos conteúdos.

 

Programas e Cursos

DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

O contexto atual exige mais de nós, exige novas inteligências, competências e habilidades. Se por um lado nos apresenta grandes possibilidades e oportunidades de fazermos e sermos de muitas maneiras, nos impõe o alto preço da ansiedade, da tensão e do estresse.

É relevante pensar em estratégias efetivas que reforcem os recursos para lidar com as demandas das organizações e que possam favorecer a criação de ambientes emocionalmente saudáveis, favorecendo os relacionamentos e o bem-estar.

PROGRAMA DE FORMAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS PARA EDUCADORES

Os ambientes educacionais trazem novos desafios. Compreender melhor as emoções e seus impactos na aprendizagem e na saúde podem se constituir para o professor e demais envolvidos com a Educação importante recurso para para lidar melhor com as demandas da Educação.

Este programa busca ampliar a compreensão sobre a dimensão emocional, seus impactos na aprendizagem e na saúde e leva o professor a conhecer e encontrar caminhos para aprimorar suas próprias Competências Socioemocionais.
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS
NAS ORGANIZAÇÕES

O mundo do trabalho prescinde de habilidades para estabelecer parcerias e para atuar de modo colaborativo. Saber lidar com as próprias emoções e estabelecer relacionamentos saudáveis torna-se essencial para o crescimento e a realização profissional. A Neuroconecte desenvolve desde palestras até programas completos para o desenvolvimento das Competências Socioemocionais nas organizações baseados em pesquisa, trazendo conhecimento de ponta para aprimorar nas equipes este importante recurso em prol de ambientes emocionalmente mais saudáveis e da diminuição do estresse.

Neurociência Educacional

O Programa Neurociência Educacional NeuroConecte leva informações confiáveis para toda a comunidade escolar sobre o cérebro e a aprendizagem, ampliando a compreensão dos educadores sobre seu mecanismo e aumentando a motivação dos alunos. 

Evidências científicas corroboram que compreender melhor como o cérebro aprende pode promover a motivação de crianças e jovens para o aprendizado escolar.

  • O QUÊ? O Programa Neurociência Educacional NeuroConecte leva informações confiáveis e acessíveis sobre maturação cerebral, desenvolvimento neurocognitivo, janelas de aprendizagem e impactos das emoções no aprendizado.
  • PARA QUEM? Os conteúdos são voltados para professores e/ou mediadores e alunos de modo a fomentar o interesse pelo tema, ampliando os conhecimentos sobre o cérebro, comportamento além dos mecanismos cognitivos e afetivos relacionados com o aprender.
  • COMO? São 3 os formatos do Programa: NeuroPapo (educadores), NeuroWhats (adolescentes) e NeuroPlay (crianças).
NEUROPAPO COM EDUCADORES
"Cérebro, Emoções e Aprendizagem"

Compreender melhor o cérebro, os mecanismos da aprendizagem e sua relação com as emoções para uma prática pedagógica mais eficaz.
NEUROWHATS com adolescentes
Fundamental II e Ensino Médio

Apresentar de maneira dinâmica e por meio de atividades interativas informações sobre o cérebro e o aprender. Sensibilizar, para construir junto aos jovens, conhecimentos tais como:
• autocuidado e poder das emoções (1);
• competências cognitivas e impacto das drogas no cérebro (2);
• autonomia e tomadas de decisão (3).
Formato: são 3 módulos que podem ser realizados de modo independente, onde cada um contempla uma dupla de conceitos.
Duração: 6 horas - 2 horas cada módulo
Público: grupos de 25 a 35 alunos do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, envolvendo conteúdos específicos para ambos os grupos.
Sensibilização para os conteúdos + dinâmicas + atividades:
• Autocontrole e autogestão: a importância de dirigir a própria vida;
• Flexibilidade mental: mudando de ideia e solucionando problemas;
• Percepção, pensamento e treino emocional: suando a camisa cerebral;
• Memória operacional: -que droga, perdi a sequência da história;
• Razão e Emoção: a união de funções e competências fazem a força!
• O importante é saber o que não gosto: estímulos, escolhas, habilidades individuais e coletivas.
.
NEUROPLAY: o superneurônio Newneu e suas aventuras
ed. infantil e ENSINO FUNDAMENTAL I

• Para quem? É uma oficina para as crianças.
• Pra quê? Para brincar e aprender usando o ”cérebro como brinquedo”.
• Por quê? A cachola de cada criança é muito potente, criativa e única para colaborar nas brincadeiras e na superação de cada um.
• Como? Por meio da contação da história do livro As aventuras de Newneu: das atividades lúdicas e artísticas.
Material: o livro; giz de cera, cartolinas, e outros Serão 2 facilitadores para até 25 crianças
Duração: 1 hora
Obs: poderá haver a distribuição de livros .

SAÚDE MENTAL

Ações para a promoção de saúde mental no espaço educacional, construindo em conjunto com os educadores e outros agentes escolares estratégias para lidar com alguns comportamentos manifestos na escola, no intuito de favorecer a aprendizagem e as relações no ambiente escolar.

MINDFULNESS

O objetivo deste programa é entender os princípios e benefícios do Mindfulness (Atenção Plena) para a saúde e bem-estar, conhecendo práticas diárias que levam à redução do estresse, a uma relação mais criativa com os desafios do cotidiano e a uma vida mais feliz.

Palestras para Professores

Número de Participantes: Ilimitado / Carga Horária: 2 horas

TEMAS

 

O cérebro do adolescente

 

A dimensão emocional e a aprendizagem

 

A construção da autoridade na escola

 

Contribuições da Neurociência para a aprendizagem

 

Lidando com Comportamentos desafiadores na escola

 

Fazendo da escola um espaço de Saúde Mental

Palestras para Pais

Participantes: Ilimitado / Carga Horária: 2 horas

TEMAS

 

Emoções e o desenvolvimento infantil

 

O comportamento do adolescente explicado pela Neurociência

 

Estilos de autoridade parental

 

Impactos da Tecnologia (“gadgets”) na infância e adolescência

 

Frustração: inimiga ou aliada?

 

VEJA TAMBÉM


PARA ESCOLAS

PARA EMPRESAS

NEUROBLOG

PESQUISAS