Cursos e Palestras

A NeuroConecte realiza cursos, palestras e programas continuados voltados para a transformação das competências cognitivas e socioemocionais. Com duração e formato adaptados ao objetivo de cada solicitação, os programas são destinados a escolas, educadores, pais, organizações de saúde e empresariais.

As atividades podem ser de curta ou longa duração, com oficinas e aulas presenciais ou mistas, e se baseiam em três núcleos de atuação: Aprendizagem Socioemocional, Neurociência Educacional e Saúde Mental.

Contam com material didático para a melhor aprendizagem dos conteúdos.

 

Programas e Cursos

DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

O contexto atual exige mais de nós, exige novas inteligências, competências e habilidades. Se por um lado nos apresenta grandes possibilidades e oportunidades de fazermos e sermos de muitas maneiras, nos impõe o alto preço da ansiedade, da tensão e do estresse.

É relevante pensar em estratégias efetivas que reforcem os recursos para lidar com as demandas das organizações e que possam favorecer a criação de ambientes emocionalmente saudáveis, favorecendo os relacionamentos e o bem-estar.

PROGRAMA DE FORMAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS PARA EDUCADORES

Os ambientes educacionais trazem novos desafios. Compreender melhor as emoções e seus impactos na aprendizagem e na saúde podem se constituir para o professor e demais envolvidos com a Educação importante recurso para para lidar melhor com as demandas da Educação.

Este programa busca ampliar a compreensão sobre a dimensão emocional, seus impactos na aprendizagem e na saúde e leva o professor a conhecer e encontrar caminhos para aprimorar suas próprias Competências Socioemocionais.
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS
NAS ORGANIZAÇÕES

O mundo do trabalho prescinde de habilidades para estabelecer parcerias e para atuar de modo colaborativo. Saber lidar com as próprias emoções e estabelecer relacionamentos saudáveis torna-se essencial para o crescimento e a realização profissional. A Neuroconecte desenvolve desde palestras até programas completos para o desenvolvimento das Competências Socioemocionais nas organizações baseados em pesquisa, trazendo conhecimento de ponta para aprimorar nas equipes este importante recurso em prol de ambientes emocionalmente mais saudáveis e da diminuição do estresse.

Neurociência Educacional

O Programa Neurociência Educacional NeuroConecte leva informações confiáveis para toda a comunidade escolar sobre o cérebro e a aprendizagem, ampliando a compreensão dos educadores sobre seu mecanismo e aumentando a motivação dos alunos.

NEUROPAPO
COM EDUCADORES

Leva informações acessíveis sobre maturação cerebral, desenvolvimento neurocognitivo, janelas de aprendizagem e os processos cognitivos associados ao aprendizado.
NEUROWHATS COM ALUNOS
DO ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO

Saber mais como o cérebro funciona aumenta a motivação e o engajamento com o aprendizado. Conversas divertidas sobre os processos cognitivos, percepção, autocontrole e como cuidar melhor do seu cérebro.
NEUROPLAY COM ALUNOS
DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Por meio de contação de historia e jogos, estimula a curiosidade sobre o cérebro. “As aventuras de Newneu” (Adriana Fóz) fazem parte da brincadeira.

SAÚDE MENTAL

Se igualmente delimitar as ações para a promoção de saúde mental no espaço educacional, construindo em conjunto com os educadores e outros agentes escolares estratégias para lidar com alguns comportamentos manifestos na escola, no intuito de favorecer a aprendizagem e as relações no ambiente escolar.

PROGRAMA DE SAÚDE MENTAL
NA EDUCAÇÃO

Este curso leva conhecimentos que favorecem a instituição de ensino como um espaço de promoção e prevenção em Saúde Mental. Estabelece os limites entre a normalidade e os transtornos e traz informações atuais, confiáveis e compreensíveis sobre os transtornos mentais mais prevalentes.
LIDANDO COM COMPORTAMENTOS
DESAFIADORES EM SALA DE AULA

Discutir sobre os comportamentos que podem se apresentar como um desafio ao educador em sala de aula, compreender suas possíveis causas e pensar estratégias para manejá-los para favorecer a aprendizagem.

MINDFULNESS

Mindfulness, ou atenção plena, significa estar atento e tornar-se mais consciente de pensamentos, sentimentos e sensações corporais no momento em que as experiências ocorrem, sem reagir de forma automática ou habitual. Isso requer abertura e aceitação compassiva nas situações cotidianas, sempre de maneira gentil e bondosa. A partir da prática regular, desenvolve-se uma nova relação com as situações nas quais nos encontramos e começamos a responder criativamente a elas.

Palestras

TEMAS

 

O cérebro do adolescente

Objetivo: entender as especificidades do cérebro do adolescente e os reflexos em seu comportamento, estratégias de relacionamento e aprendizagem.

 

A construção da autoridade nos espaços educacionais (Ou estilos de parentalidade e o desenvolvimento infantil, com pais)

Objetivo: compreender o papel da autoridade na Educação, sua construção na atualidade, como estabelecer limites e contribuir para a autonomia do jovem. Impactos dos diferentes estilos de parentalidade no desenvolvimento infantil (com pais).

 

Álcool, maconha e outras drogas: o desafio da prevenção e cuidado

Objetivo: a partir de pesquisas recentes, ampliar o entendimento sobre o impacto do uso do álcool, maconha e outras substâncias no desenvolvimento cognitivo e emocional do jovem, assim como estratégias reconhecidas para que a escola possa ser um espaço efetivo de prevenção e apoio.

 

Violência e Bullying: como reconhecer e intervir

Objetivo: conhecer os diversos modos como a violência pode se manifestar e suas consequências. Entender as especificidades do bullying, como identificá-lo e como intervir positivamente com “todos” os envolvidos.

 

Desafios da inclusão escolar: estamos preparados?

Objetivo: compreender como, de fato, a escola pode encontrar caminhos para se tornar um espaço efetivo de inclusão frente ao desafio entre atender às necessidades específicas dos alunos e promover a integração, assegurando uma educação de qualidade.

VEJA TAMBÉM


PARA ESCOLAS

PARA EMPRESAS

NEUROBLOG

PESQUISAS